Após seis meses de espera trabalho desde o lançamento da 4.4, a nova versão menor da Godot Engine está finalmente aqui!
Destaques
Como sempre, uma nova versão do Godot traz novos recursos, melhorias e correções de bugs graças ao trabalho de muitos contribuidores incríveis (que superaram o número de 3000 nesta versão), entre voluntários, pessoas que trabalham para empresas de terceiros e pessoas contratadas pela Fundação Godot.
Com mais de 2000 commits, é impossível cobrir tudo aqui. Você pode conferir a lista completa usando o registro de alterações interativo. Vou listar aqui alguns dos pontos mais interessantes:
- Suporte para stencil buffers (PR), permitindo muitos efeitos interessantes, como portais.
- Geração de rastros de pilha (backtraces) de scripts, mesmo em projetos exportados (PR), o que permite aos desenvolvedores de jogos registrar problemas quando são detectados. É uma grande ajuda para investigar registros (logs) fornecidos pelos jogadores, já que podem ter informações mais específicas sobre a falha.
- Pré-visualização em tempo real para localização (PR), um recurso que permite ver como a cena ficará em diferentes idiomas, sem sair do editor.
- Da mesma forma, agora você também pode mudar o idioma do editor sem reiniciá-lo (PR).
- Suporte para leitores de tela (PR), permitindo que jogos e o editor sejam melhor usados por pessoas com deficiência visual e outras que precisam de assistência de leitura. Um grande avanço para a acessibilidade.
- Física de tilemap por chunks (PR), um novo sistema que agrupa células de tilemap em formas de colisão maiores, melhorando muito o desempenho.
- Melhorias no gerador de perfil de compilação (PRs), um recurso subestimado que permite gerar um perfil de compilação que pode ser usado para compilar uma versão otimizada do Godot apenas com os recursos que você utiliza. Esta melhoria torna a detecção de uso muito melhor.
- Recursos do GDScript como funções variádicas (PR) e classes e métodos abstratos (PRs).
A lista é bem longa. Você pode ver esses e mais destaques na página de lançamento. Você já pode baixar o Godot 4.5 e, se gostar, não se esqueça de fazer uma doação.